Reportagem site

Em 1966, aos 13 dias de setembro, nascia a SOCIEDADE AMIGOS DE CHAPECÓ - SACH, criada e mantida pelas lideranças dos diversos segmentos da sociedade, com a finalidade de organizar as comemorações dos 50 anos do município de Chapecó.

 

Além das comemorações, a SACH assumiu um papel importante, liderando muitos eventos e iniciativas para o desenvolvimento de Chapecó e região, buscando e promovendo o desenvolvimento do Agronegócio e indústrias relacionadas, a criação da Cooperativa Agroindustrial Alfa, que é referência internacional e um motor propulsor do crescimento sócio econômico.

 

Destaca-se ainda, apoio na criação da primeira faculdade do Oeste, através da FUNDESTE e a mudança do traçado da BR 282 de Xanxerê – São Lourenço do Oeste – São Miguel do Oeste para Xanxerê – Chapecó – São Miguel do Oeste.

 

Nesse mesmo ano, a SOCIEDADE AMIGOS DE CHAPECÓ, criou à primeira EFAPI (Exposição-feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó), realizada com brilhantismo em comemoração ao cinquentenário do município. A Feira tem impulsionado o desenvolvimento do Oeste proporcionando inúmeras oportunidades de negócios e criação de novas empresas nos diversos segmentos.

 

Nesses 56 anos de existência, a SACH foi propulsora e protagonizou muitas iniciativas que buscam garantir o crescimento e o desenvolvimento de Chapecó e o Oeste.

 

A partir de 05 de março de 2009, retomou as atividades, que haviam sido interrompidas em 1997, encampando o grande desafio de pensar o futuro de Chapecó e do Grande Oeste, com a realização do Projeto Chapecó 2030 entregue à sociedade chapecoense e da região em 20 de dezembro de 2012. Com base neste projeto muitas outras ações importantes foram criadas, junto à gestão pública e a iniciativa privada, como o Projeto GPS Rural, Parque Chapecó e o Projeto Pró-água.

 

O Projeto GPS Rural, nasceu da visão estratégica do projeto Chapeco 2030, com foco no desenvolvimento socioeconômico, segurança rural e saúde. Seu objetivo principal é sanar as dificuldades de localização por parte dos órgãos de segurança, fiscalização e saúde, agilizando o deslocamento pela área rural dos municípios.

 

O Projeto Parque Chapecó e o Projeto Pró-água, busca uma tentativa consciente de preservar e recuperar o lajeado São José, o principal manancial de abastecimento de água potável da cidade de Chapecó.

 

Em 2015 a SACH instituiu o Núcleo de Voluntários Formigas do Bem, que tem por objetivo prestar serviços voluntários visando o bem estar e assistência das crianças e adolescentes em tratamento no Hospital da Criança (HC), no Município de Chapecó-SC.

 

Também apoia e desenvolve ações integradas com a Comunidade, como a participação no Conselho Municipal de Saúde (CMS), Conselho Municipal de Turismo (COMTUR),  Conselho Municipal de Saneamento Básico, Conselho da Cidade de Chapecó (ConCidade); Conselho Universitário UFFS; Fundação da SOMAR OESTE; Fundação do Observatório Social e Comitê de Bacia Chapecó/ Irani.

 

Hoje, continua o ideal dos fundadores nas diversas gestões dos seus 56 anos de existência, com presença ativa, promovendo ações de impacto positivo para o futuro de Chapecó e o Grande Oeste, além de coordenar projetos inovadores relevantes.

 

A Sociedade Amigos de Chapecó convida todos os Chapecoenses a fazerem parte dessa história e continuar escrevendo o futuro da nossa querida Chapecó, grande e sustentável.

 

 

 

Fonte: Sociedade Amigos de Chapecó-SACH

COMENTAR

0 Comentário(s)